top of page

Objeto

 

Promoção de ações de solidariedade social pelo desenvolvimento de atividades de proteção à infância, juventude e comunidade em geral; apoio a pais e encarregados de educação e outros envolventes. Cooperação com outros organismos oficiais ou particulares na concretização de projetos nas áreas atrás referidas.

São exemplos: promover e defender os direitos da família, as suas relações e condições de vida; criar condições ao desempenho das funções educativas por parte da família, potenciando o crescimento e desenvolvimento individual dos membros; desenvolver competências parentais; prevenir comportamentos de risco (alcoolismo, drogas, violência doméstica, outros).

Missão

 

Enquanto entidade promotora de solidariedade social, a nossa missão é proporcionar cuidados gratuitos e/ou a baixo custo a crianças e jovens em risco e suas famílias, em particular na área da saúde mental. Com recurso a uma equipa de técnicos especializada, procuramos reduzir ao máximo as consequências das situações vivenciadas pelos que nos chegam e, por conseguinte, aliviar o seu sofrimento emocional. O nosso trabalho detém uma forte componente preventiva, com o objetivo de diminuir a probabilidade da repetição dos comportamentos de risco ao longo do tempo.

Visão

 

É nossa vontade crescer e tornarmo-nos uma Associação (re)conhecida junto da comunidade e das redes institucionais, no que aos nossos serviços diz respeito. O futuro passará não só pela intervenção junto das famílias, mas também pela quebra de ciclos intergeracionais de relações perturbadas; um meta objetivo que, neste caso, só estará ao alcance da maioria das famílias, se o custo dos serviços se mantiver reduzido. Pretendemos por isso mesmo continuar a ter técnicos especializados, ao serviço do bem-estar familiar.

Valores

 

No que corresponde à atividade clínica desenvolvida na A Cores, os membros da equipa comprometem-se a agir de acordo com os princípios éticos e deontológicos promovidos pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP). Todos os profissionais da equipa são responsáveis por manter o rigor no seu trabalho, em vista a uma maior eficácia interventiva. Valorizamos também o espírito de equipa e a comunicação como sendo fundamentais ao funcionamento interno. Os nossos pacientes deverão ser sempre considerados na sua individualidade, pelo que os profissionais terão que manter uma postura compreensiva e o mais livre possível de julgamentos individuais. Em simultâneo, todas as informações divulgadas em contexto de trabalho, devem ser mantidas em anonimato e confidencialidade face ao exterior.

 

 

bottom of page